[et_pb_section admin_label=”section” transparent_background=”on” background_color=”#ffffff” allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off”][et_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”on” use_custom_width=”off” width_unit=”on” custom_width_percent=”100%” use_custom_gutter=”on” gutter_width=”2″ padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on” parallax_2=”off” parallax_method_2=”off”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Blog Post” background_layout=”light” text_orientation=”justified” background_color=”#ffffff” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_margin=”||4vh|” custom_padding=”4vh|2vw|4vh|2vw” custom_css_main_element=”box-shadow: rgba(0, 0, 0, .08) 1px 2px 4px 2px;”]
Costumam perguntar-me como cheguei aqui. É uma história, como tantas outras, que fazem parte da minha vida, do percurso que construí e que sempre norteei pela vontade de oferecer às pessoas experiências únicas, que fizessem realmente a diferença no seu dia, estado de espírito e, acima de tudo, na forma como se vêem. É por isso que, muito embora seja divertido falarmos e trocarmos vivências, considero ainda mais importante falar do que se faz depois de chegarmos onde queremos: o caminho quase todos sabemos, mantê-lo é onde reside o verdadeiro trabalho, aquele que é feito diariamente.
Há um elemento-chave, transversal a tudo: a atitude. É o foco de todo o esforço e empenho, de quem somos e de quem sabemos que queremos continuar a ser. É preciso já sabermos tudo isso muito bem e termos a certeza de que somos capazes de o conseguir. Essa é a postura! Que, claro, será por diversas vezes desafiada – por elementos externos, pessoas próximas, situações inesperadas, o que for. Mas há pequenos truques, dicas ou mantras que podemos usar para nos mantermos na direção certa. Estes, são o meus, que hoje partilho consigo:
- Saber sempre que nunca sabemos demais – todos os dias são bons dias para aprendermos. Em novas formações, novos cursos ou simplesmente em conversas diferentes.
- Nada pode ficar para depois – enquanto toda a gente adia, sabemos antecipar.
- “Nada” e “nunca” são palavras muito fortes – guiamo-nos pelos princípios em que acreditamos e é sobre esses pilares que vamos construindo um caminho. Não quer dizer que não saibamos a diferença entre ser rigoroso e ser inflexível.A capacidade de adaptação e de improviso são dois dos maiores talentos do ser humano. Tal como a maturidade para um dia conseguirmos dizer: isto é demais para mim, e vai ter que ser feito de outra forma, noutro tempo ou com outra ajuda.
- Saber pedir ajuda – os outros nunca nos tornam mais fracos. Estar rodeado das pessoas certas, apenas nos torna mais fortes.
- Deixar as pessoas erradas para trás – porquê manter por perto quem não tem a “atitude”? Quem não acredita, não ajuda, não vê soluções e prefere sempre problemas? Quem fomenta medo em vez de coragem? Pense bem no seu grupo de amigos e colegas, e analise os que o empurram para frente, ou quem a prende atrás.
- Organize-se logo ao acordar – definir o dia que irá ter pela frente e lembrar o objetivo que quer conquistar, são as melhores formas de lá chegar.
- Sorria e valorize – há sempre uma perspetivapositiva em cada situação. Foque-se nesse polo, valorize-o e guarde-o nas memórias.
- Cometa erros – não sempre os mesmos. Aprenda com os erros que comete e cometa outros, sem medo de errar, porque o medo é paralisante, e o erro exige ação.
[/et_pb_text][et_pb_comments admin_label=”Comments” show_avatar=”off” show_reply=”on” show_count=”on” background_layout=”light” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_button=”on” button_use_icon=”default” button_icon_placement=”right” button_on_hover=”on” button_border_radius_hover=”0″ meta_font_size=”12px” meta_text_color=”#b08906″ form_field_font_size=”14px” locked=”on” button_text_size=”12″] [/et_pb_comments][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]